Como utilizar a automação de processos para ter mais produtividade

  • outubro 20, 2020

Em busca de se desenvolver e reter clientes, as empresas precisam melhorar seu desempenho constantemente. Porém, como manter o seu time sempre atualizado, produtivo e engajado?

Uma das melhores soluções, gerada pelos avanços tecnológicos, para aumentar a produtividade é a automação de processos.

Por meio de um sistema de automação, você pode garantir diversos benefícios para sua equipe, a organização e o seu público.

Confira esse conteúdo e descubra como contar com ferramentas de automação é a escolha ideal para você que deseja ter mais produtividade e eficiência em sua empresa. Acompanhe com a gente!

  1. Integração da equipe e das atividades

Sabe os problemas de comunicação, que acabam atrapalhando os processos de trabalho da empresa? Pois é, esse é um fator muito recorrente, e que causa retrabalho, atrasa prazos de entrega, baixa a motivação e dificulta melhorias no clima organizacional.

Esses pontos atrapalham bastante a produtividade dos colaboradores. Então, ao integrar a equipe e as atividades em apenas um lugar, essa situação é transformada de forma extremamente positiva. Confira outros benefícios de fazer isso:

  • comunicação mais clara;
  • diminuição de erros;
  • mais credibilidade para a empresa;
  • melhorias no trabalho em equipe;
  • maior participação e engajamento do time;
  • aceitação de novos desafios.
  1. Otimização do tempo e dos processos

A gente sabe que nem tudo depende apenas da sua equipe. Muitas vezes, é preciso contar com documentos, etapas burocráticas e outros fatores que vão para além da sua empresa.

Um sistema de automação é crucial para que esse processo tenha mais agilidade, facilitando o controle e o armazenamento de informações para garantir melhorias na organização e possibilitar o acompanhamento de cada etapa.

E claro, uma boa organização é “meio caminho andado” para o aumento da tão sonhada produtividade, não é mesmo?

Com mais tempo para se dedicar a tarefas e clientes mais relevantes para a empresa, a equipe consegue alcançar as metas, adquirir novas competências e impulsionar os resultados e lucros da empresa.

  1. Monitoramento dos resultados

Realizar o devido monitoramento de cada etapa e dos resultados obtidos é essencial para você conseguir analisar os dados, identificar o que tem dado certo e o que precisa passar por mudanças para colher melhores resultados a longo prazo.

Com uma ferramenta de automatização, você consegue avaliar relatórios, com mais facilidade e rapidez, podendo focar nas tarefas mais importantes. Por meio da automação, é possível acompanhar os fluxos, falar com a equipe de forma transparente e integrada, diminuir erros e controlar gastos.

Melhorar o monitoramento é um dos pontos mais importantes de contar com o apoio de uma ferramenta de automação. Isso porque, dessa forma, se torna mais fácil o gestor – ou determinado colaborador – acessar os dados, de onde estiver, em tempo real, e a qualquer momento.

  1. Mais assertividade nos planejamentos

Não há como elaborar processos produtivos sem estratégias assertivas. Portanto, um software de automação também pode ser extremamente útil para ajudar você a fazer tomadas de decisão, analisar gráficos, estabelecer estratégias e mudar de rota sempre que preciso, com mais praticidade e eficiência.

Assim é mais fácil a equipe ficar ciente do que precisa ser feito, com base em dados analisados e métricas definidas, para dar os próximos passos. 

  1. Melhoria no relacionamento com os clientes

Levando em consideração que a equipe terá mais tempo para se dedicar a entender as necessidades dos clientes e, assim, propor soluções mais eficazes para aumentar seus lucros, o relacionamento com o público da empresa tende a melhorar bastante.

Algumas vantagens de prezar pelo relacionamento com os clientes da sua empresa, por meio do auxílio de um sistema de automação, são:

  • maior retenção de público;
  • abertura de novas oportunidades;
  • atração de mais clientes;
  • aumento da visibilidade da empresa;
  • mais reconhecimento e credibilidade;
  • melhorias na imagem da marca;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • geração de competitividade no mercado;
  • diminuição de falhas.

Com a automatização de processos, você também pode fazer coleta inteligente de informações de clientes e armazená-las de forma segura, podendo torná-las mais acessíveis para a equipe a qualquer hora.

Além disso, o atendimento também pode melhorar bastante. Por meio de chatbots, é possível mostrar mais disponibilidade para atender o público, tirar as dúvidas e direcioná-lo para as páginas de venda.

Isso também contribui na tomada de próximas decisões, pois os chatbots podem gerar diversos dados sobre as preferências e necessidades dos consumidores, ajudando você a fidelizar o público da sua empresa e ter insights de novos serviços ou produtos a serem oferecidos.

  1. Aumento da taxa de lucros

Devido à diminuição de erros e às melhorias no relacionamento com os clientes, a taxa de lucros da empresa tende a aumentar com o auxílio dos processos automatizados.

A automação é uma verdadeira aliada para suprir as necessidades da empresa, garantir uma melhor gestão nos diversos setores da empresa, organizar os processos diários, fazer um bom controle de finanças e melhorar os resultados como um todo, diminuindo os prejuízos e alavancando a empresa para obter mais sucesso.

Confira, a seguir, alguns dos outros principais motivos para a lucratividade da empresa aumentar com um software de automação:

– melhoria no nível de qualidade dos serviços ou produtos oferecidos;

– mais transparência nos processos estabelecidos entre cliente e empresa;

– aumento da consistência e credibilidade nas demandas;

– comunicação integrada entre setores da organização;

– dados e informações armazenados com segurança; 

– diminuição de custos e atividades operacionais;

– acompanhamento em tempo integral dos resultados e das estratégias.

Atenção: 

Nem sempre é viável investir em sistemas de automação. Algumas vezes, as empresas não encontram os resultados esperados, como os citados acima, porque não havia necessidade ou porque não fizeram o devido planejamento anteriormente. 

Afinal, como saber se sua empresa precisa investir ou não, atualmente, em ferramentas de automatização?

Caso sua empresa possua alguma dessas características, a seguir, automatizar processos pode ser uma ótima solução:

– aumento da ocorrência de erros em demandas;

– processos repetitivos ou aumento de retrabalho;

– falhas na comunicação dos setores da empresa;

– baixa integração entre colaboradores;

– pouca produtividade e/ou motivação na equipe;

– falta de inovação;

– pouca assertividade nos planejamentos;

– baixo monitoramento de etapas;

– atraso nos prazos de entrega ou lentidão nos processos.

E aí, sua empresa precisa investir em um sistema de automação? Vale a pena separar um tempo para pesquisar as possibilidades, fazer um planejamento e analisar os passos, juntamente com a equipe, antes da implementação. 

Esperamos que nossas dicas ajudem você e sua empresa a obterem mais sucesso em suas próximas estratégias. Para conferir mais conteúdos como este, é só acompanhar o nosso blog e seguir nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram.

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